quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Edutainment - Jogos FOOOO!!!


Oieeeeee miguxinhos do baladigrock! Após uma longa ausência,retorno com minhas postagens leckais sobre relacionamentos. Tenho uma notícia bombástica para este post,mas como bom discípulo de João Kleber que sou,vou tentar enrolar e segurar o suspense até a última propaganda de Guaraná Dolly.
O post de hoje é sobre mais um assunto pelo qual me interesso muito,e durante anos acumulei vasto conhecimento:jogos adultos. Pois é,caso você não saiba,durante toda a história da indústria gamística psicótica foram feitos vários jogos para o público adulto. Alguns de bom gosto,outros nem tanto. Bom,a maioria de péssimo gosto.

1º Grupo: Os hacks pervertidos

De início,tratavam-se apenas de alterações toscas em jogos pré-existentes,o que resultava em um efeito mais cômico do que qualquer outra coisa. Podemos citar o Beat'em & Eat'em para Atari 2600. Só o nome já é cômico,para não dizer vergonhoso. Que tipo de empresa lança uma coisa dessas no mercado? Que sociedade desenvolve esse tipo de jogo? Examinemos a capa do jogo.

"Swedish Erotica" ??? Como essa empresa faliu??? Tese corroborada FOOO!

No jogo,controla-se duas mulheres nuas em uma única direção,com as bocas abertas e olhando para cima. Elas estão debaixo de um prédio,e no topo deste está um homem. É,já deu para imaginar o objetivo do jogo. Ele é uma versão pervertida do Kaboom!,onde você controlava 3 baldes para pegar as bombas jogadas pelo inimigo.
Apesar do exemplo ser de um console antigo, basta uma rápida pesquisada no Google para vermos que ainda existem MUITOS desses jogos por aí,infestados em portais de jogos em flash. Alguns apresentam mecânicas inovadoras,mas muitos recaem em fórmulas já exploradas e consagradas por outros jogos,devidamente pervertidas.
Também não podemos deixar de mencionar a série Leisure Suit Larry,que perdura até hoje. São jogos de eroticismo soft,muito mais focado nos puzzles e no humor.

2º Grupo: Jogos hentai!

Ah,o Japão e seu povo a frente do tempo. Na década de 80,com a popularização dos computadores pessoais, a indústria japonesa precisava de algo para se diferenciar dos PCs americanos. "Claro,vamos fazer jogos pornográficos então!",deve ter pensado algum gênio. Foi então que surgiu o termo "eroge",um acrônimo para "erotic game". Os primeiros eram bem simples e sempre envolviam a temática da violência,fazendo com que não saíssem do Japão. Alguns anos depois,surgiu o Chaos Angels, lançado também para MSX,um RPG em primeira pessoa onde a maioria dos inimigos são garotas semi ou completamente nuas. Nada de especial aqui,só uma pequena evolução no gênero e na mecânica de jogo.
A grande sacada só viria em 1992,com o lançamento de Dökyüsei. Nele,antes da parte erótica,o jogador deveria conquistar a garota. Minha nossa,quanto realismo. O que se seguiu foram jogos menos parecidos com RPGs e mais parecidos com simuladores sociais. Um exemplo é Season of Sakura,de 1997 para DOS. O jogo não oferece nenhum tipo de animação,a maior parte do tempo há belas imagens estáticas e texto rolando na tela. É mais uma "novela interativa" do que um jogo propriamente dito,com alguns momentos em que se faz escolhas que determinam o amor da sua vida. Eu amo a todas elas igualmente,que fique bem claro. Foto das meninas:

Tela inicial do jogo,muito festiva. Repare que cada garota representa um estereótipo.

Esse conceito foi um grande sucesso. Os jogos de simulação social ficaram cada vez mais sofisticados e complexos,e até hoje há lançamentos do gênero no Japão. Alguns são realmente divertidos, às vezes não intencionalmente; outros só contam historinhas típicas de mangas para garotas.

E o retorno triunfal!

Bem bolado hein produção! Vai abalar o Brasil!
Bom,o motivo todo deste post não era motiva-los ao mundo caótico dos jogos adultos,e sim mostrar uma notícia interessantíssima relacionada ao gênero.
Foi lançado,para a XBox Live (hauhuahauh..comecem a tremer) um título educativo,ao módico preço de 80 MS (minhas fontes indicam que isso equivale a U$1). Criado pela "Silver Dollar Games", o jogo chama-se Don't be nervous talking 2 girls.

(pausa para os risos)

É muito parecido com o conceito de simulador/novela que mostramos anteriormente. Há uma bela garota na tela,e você escolhe opções de diálogo. Exatamente igual ao jogos de DOS de dez anos atrás.

"Greetings from planet Earth" ??? ASUHSAUAHSUHASHUSA!!! Isso sim é educação social.

Não tive a oportunidade de experimentar o jogo (e talvez nunca tenha,hehe),mas pesquisando por aí descobri que o game over acontece quando a garota te acha um maluco e ameaça chamar a polícia,exatamente como na vida real. Enfim,como diria as organizações Tabajara,seus problemas acabaram. Com um dólar,o Xbox te transforma de Napoleon Dynamite a Hardgay. Bom,quase isso,Hardgay é um nível acima de qualquer ser humano.
Abraços a todos,espero que tenham gostado!

Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 disparos: on "Edutainment - Jogos FOOOO!!!"

Postar um comentário